A MEDITAÇÃO PARA DEPRESSÃO

“Uma profunda meditação vale mais do que mil palavras.”

Durante muitos anos, no mundo ocidental, foi criado um tabu em relação a meditação. Muitos acreditavam que esta era uma prática inócua, sem algum benefício a curto ou longo prazo, sendo uma atividade somente para pessoas com o lado “místico” apurado. Eu acreditava nesta teoria. Para mim, a meditação não passava de uma simples moda passageira, onde alguns indivíduos metidos a espiritualistas tentavam passar a ideia de que eram seres evoluídos. Com o passar do tempo, fui tendo mais curiosidade sobre o assunto e resolvi pesquisar. Encontrei algumas informações a respeito dos benefícios a longo prazo da prática meditativa, mas ainda assim estava descrente. Porém, após entrar em depressão e ter começado a buscar formas de vencer o distúrbio, vi que poderia evoluir a minha capacidade mental de alguma maneira. Mas o que é meditar?

A definição de meditação poderá depender diretamente do contexto em que se enquadra. Muitos acreditam que ela representa o foco total no presente. Outros, afirmam que ela é ocorre quando um individuo concentra toda a sua atenção em um único pensamento. Além disso, algumas correntes dizem que a meditação é a busca pelo silêncio interior. Independente da conceituação, toda meditação busca a melhora da qualidade de vida, visando a capacidade de auto controle e determinação.

Recentemente, um neurocientista da Escola de Medicina de Harvard descobriu que em oito semanas, a meditação pode aumentar a massa cinzenta do córtex pré frontal. Ou seja, como este córtex representa uma área responsável pelo planejamento de comportamentos e pensamentos complexos (além da tomada de decisões), podemos concluir que a atividade meditativa pode nos auxiliar efetivamente a obter pensamentos funcionais, reagindo cada vez melhor às circunstâncias da vida. A meditação pode trazer paz interior, além de fornecer a oportunidade de reinterpretação de mentalidades disfuncionais que tanto afetam um indivíduo depressivo. Logo, a constante prática auxiliaria de maneira direta na depressão.

Pense desta maneira:

Cada vez que meditamos, temos a possibilidade de silenciar a mente e também de estabelecer novas interpretações acerca do nosso mundo interior. Novos caminhos sinápticos são criados, determinando outros padrões cerebrais que podem nos oferecer emoções e pensamentos com uma qualidade infinitamente superior, deixando de lado aqueles que tanto podem nos afetar em nosso cotidiano. Ou seja, com a mudança destas estruturas, você passa a agir e reagir de maneira funcional, gerando uma evolução notória na qualidade de vida.

Muitas pessoas acreditam que não possuem a capacidade inerente de meditação.

Ledo engano. Todos nós podemos aprender a “controlar” nossa mente e evoluir nos aspectos espirituais, emocionais e psicológicos. A falta de informação qualificada e a pouca divulgação terminam por contribuir com esta falsidade. Mas como podemos meditar?
Entre os métodos de meditação, o silêncio mental pode ser um grande aliado na luta contra a depressão. Você pode realizar esta modalidade em um ambiente tranquilo, fechando os seus olhos e focando somente na sua respiração. No início, será um pouco complicado – pois sua mente não está acostumada a “parar de falar” de uma hora pra outra. Vários pensamentos surgirão, podendo desviar o seu foco. Não há problema. Você pode observá-los em terceira pessoa, sem julgar aquilo que está sendo dito em seu interior. Porém, tenha foco em sua respiração. Com o passar do tempo, sua mente estará mais acostumada a ideia do silêncio interior, sendo possível aumentar, aos poucos, a duração da prática meditativa. Para iniciantes, 10 minutos deste exercício são suficientes para que seja possível obter um momento de leveza mental.

Num tratamento contra a depressão, silenciar a mente é crucial. Durante este período negativo, o mais comum é que, dia após dias, os pensamentos negativos sejam cada vez mais intensos e quantitativos. O silêncio neste momento é essencial para controle desta ansiedade depressiva. Existem diversos vídeos no Youtube que ensinam de maneira didática e divertida como você pode iniciar a prática. Deixarei aqui um deles:

https://www.youtube.com/watch?v=1brETCPJUwc – Flávia Melissa – Meditação para quem nunca meditou.

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