6 SINAIS CLAROS DE DEPRESSÃO

1 – Isolamento

Um depressivo, na maioria das vezes, odeia a presença de outras pessoas. A “felicidade” alheia incomoda. Ter uma vida social ativa demanda uma significativa energia mental. Sair com os amigos para um bar pode ser uma verdadeira atividade de ruptura interior. É extremamente desagradável fingir que está tudo bem quando o seu âmago está desmoronando, além da obrigação “moral” de participar dos diálogos inócuos que surgem. É essencial reconhecer que muitas pessoas são introvertidas, e naturalmente não sentem prazer em ter uma vida social ativa. No entanto, até estas pessoas possuem a necessidade de relacionar com amigos e companheiros. O depressivo acredita que não. Quando o isolamento chega em níveis agudos, o tratamento profissional deve ser imediatamente contatado.

2 – Irritação

Se uma pessoa depressiva não é capaz de enxergar um sentido real nas coisas da vida, ela facilmente irá se sentir incomodada com assuntos meramente superficiais, que fazem parte do nosso cotidiano. Aquela fofoca inocente, aquele filme besteirol, ou até mesmo uma conversa descontraída são capazes de deixar a mente desestabilizada. Normalmente, este é sinal facilmente notado por pessoas próximas. FIQUE ATENTO!

3 – Indiferença

Ao atingir certo patamar depressivo, a indiferença pode ser facilmente reconhecida. As coisas perdem a graça e o mundo perde o seu colorido. Em alguns casos, nem mesmo a irritação existe. Muitos afirmam que este sinal representa aquele indivíduo que “não possui emoções”. No caso, as únicas emoções experimentadas são as negativas. Entretanto, por conta das atuações sociais, a pessoa não consegue expressar os seus sentimentos de maneira clara. Não é normal esconder absolutamente tudo que se passa interiormente. A indiferença deve ser devidamente tratada, com auxílio de psicólogos qualificados, que permitam essa abertura por parte do paciente depressivo.

4 – Tristeza Sem Motivos

Este sinal deixa as pessoas completamente perdidas. Como é possível alguém se sentir para baixo sem alguma razão? Na minha experiência, sempre me senti incomodado. Contudo, é possível observar que tais sentimentos (em grande parte) são derivados de pensamentos disfuncionais e crenças limitantes agregadas no subconsciente. Alguma circunstância, por mais inocente que pareça, pode desencadear reações internas que são imperceptíveis para o indivíduo. Além disso, em situações que não envolvem acontecimentos externos, os pensamentos disfuncionais exercem papel fundamental na mudança do estado de espírito. Saiba de antemão: essa tristeza não ocorreu sem motivos. Foi a alimentação e o reconhecimento pessoal de ideias completamente deturpadas. Este sinal precisa ser observado com cuidado e delicadeza, já que as razões ocultas são de difícil percepção.

5 – Perda de Energia

Talvez um dos primeiros sinais depressivos aparentes. Este sinal não se refere ao cansaço normal após uma semana intensa de trabalho ou alguma atividade que requer um esforço significativo. É a perda de energia sem motivos aparentes. Para uma pessoa depressiva, qualquer atividade mínima é desgastante. A cama se torna uma amiga inseparável. A pessoa flerta de maneira sutil com a letargia. Esse desgaste é associado à falta de vontade, que é o próximo sinal.

6 – Falta de Vontade

Como a vida perde a sua graça natural, é comum que as atividades aparentemente prazerosas para o depressivo deixem de fazer parte da sua rotina. Antes do meu período depressivo, era completamente apaixonado pela música e por exercícios físicos. Ao entrar neste estado nefasto, perdi a vontade de cantar, tocar violão e também de praticar musculação. Para mim, nada daquilo tinha mais sentido. Portanto, fique atento também a este sinal. Talvez você não esteja apenas “cansado” de realizar as suas atividades.

 

Considerações Finais

Ao identificar estes sinais, algumas atitudes devem ser imediatamente tomadas. Primeiramente, profissionais de qualidade devem ser procurados. Psicólogos e psiquiatras farão parte do tratamento. Mas principalmente, o individuo depressivo precisa estudar e conhecer a situação em que se encontra. O estudo de materiais de qualidade é essencial para um tratamento efetivo e duradouro.

 

Se você busca conhecimento e quer melhorar a sua depressão aliado a um propósito de vida, acesse o link abaixo:

https://go.hotmart.com/I5747206U